Nestas férias andei pelo noroeste da França e pelas Asturias em Espanha. O que vim a saber, depois desta viagem, é que andei nas duas regiões onde se produz mais sidra, uma bebida alcoólica (5%) criada apartir de sumo de maça fermentado. A diferença entre a sidra espanhola e a sidra francesa é que enquanto a sidra francesa basta encher o copo e beber, a sidra espanhola necessita de uma forma correcta de servir. A sidra espanhola tem de ser "espichada"! Isto significa o seguinte, garrafa numa mão com o braço bem levantado, a outra mão segura o copo a 45º bem lá em baixo e de seguida serve-se a bebida para o copo. A quantidade servida é apenas aquela que se consegue beber de um só trago, já que a sidra não deve ficar no copo após ter sido servida. Para quem pensa que isto são só tretas, a verdade é que a diferença entre uma sidra bem bebida e uma mal bebida é a mesma entre um fino acabado de tirar e uma cerveja que esteve ao sol duas horas. Para que possa ser bem servida, o copo de sidra é copo de altura vulgar, mas com um diametro bastante maior, tendo uma capacidade de 0,6L no total. O copo também é feito de um vidro de pouca espessura.
É costume um grupo de amigos beberem todos pelo mesmo copo, por isso mesmo, quando se bebe a sidra é deixado um pouco no copo e despejado para o chão do mesmo lado por onde se bebeu, para desta forma se lavar o copo.
Esta bebida é também amiga do ambiente! Todo o material usado no seu armazenamento (garrafas e pipas) pode ser reutilizado, bastando uma lavagem com água. Não é usado nada mais do que água pura nas lavagens, uma vez que qualquer produto poderia deixar algum sabor desagradavel na sidra. Desta forma os fornecedores sempre que levam as garrafas cheias, trazem as vazias de volta.
No comments:
Post a Comment